Plano de Aula



Como elaborar um Relatório Científico

Justificativa: Levar o aluno a elaborar um relatório científico sempre que utilizar a Sala Ambiente de Informática para atividades matemáticas. Percebemos que o aluno tem dificuldade de ordenar o pensamento ao fazer um relato do que aprendeu ou do que experimentou de forma a evidenciar os aspectos importantes. Isto se torna claro nas atividades desenvolvidas na Sala Ambiente de Informática, quando solicitado que relatem o que fizeram e a quais conclusões chegaram. Esperamos com esta atividade que o aluno seja capaz de relatar passo a passo as atividades de conteúdo matemático da Sala Ambiente de Informática nas aulas seguintes e a escrever conclusões a respeito da atividade e dos conteúdos matemáticos desenvolvidos.Será utilizado o Blog  como ambiente suporte para o roteiro das atividades, além do chat do Blog como meio de comunicação para trocar informações com os outros alunos durante a aula e com o professor depois da aula, através dos comentários.
Objetivo: Ensinar o aluno a elaborar um Relatório Científico.

Conteúdo: Leitura, interpretação e escrita.

Serie: 1º. Ano do Ensino Médio

Metodologia/Desenvolvimento:
  • Utilizar o blog como atrativo para o aluno buscar informações sobre o que é um Relatório Científico.
  • Registrar no blog uma pequena síntese sobre o que é Relatório Científico e endereços de sites para os alunos navegarem e encontrar informações sobre o que é e como se elabora um relatório científico.
  • Solicitar ao aluno que navegue no blog e nos endereços nele contidos.
  • Utilizar o "chat" e "comentários" do blog para comunicação entre o grupo.
  • Solicitar ao aluno que escreva um bilhete a uma pessoa conhecida ou querida contando como foi desenvolvida a atividade naquele dia na Sala Ambiente de Informática, estimulando-o a colocar suas impressões pessoais.

Avaliação:
Na aula seguinte pedir ao aluno que compare como escrever um bilhete e como escrever um Relatório Científico, para que ele possa identificar a diferença de linguagem. Com esta avaliação é possível detectar e corrigir possíveis falhas de compreensão da pesquisa efetuada pelo aluno.